terça-feira, 26 de junho de 2012

Crédito Emergencial de 10.000 mil reais para Projetos


 Em audiência realizada na tarde de ontem, 25.06.2012, junto a Ministério do Desenvolvimento Agrário e Ministério da Fazenda, foi confirmada a liberação de uma linha de crédito emergencial para os agricultores familiares atingidos por estiagem no Rio Grande do Sul, atendendo a reivindicação da FETAG-RS.
    Segundo o Presidente da FETAG-RS Sr. Elton Roberto Weber, que participou da audiência, a linha de crédito será limitada a R$ 10.000,00 (dez mil reais) por beneficiário, com juros de 1% ao ano, bônus de adimplência (rebate) de 20% e 10 anos de prazo para pagamento com 3 de carência. A finalidade da referida linha de financiamento contemplará 35% do valor para custeio e 65% para investimento em obras e infraestrutura de armazenamento de água e combate à estiagem.
    Também foi confirmada a extensão do benefício do bolsa estiagem (nos moldes da medida do nordeste) no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais), dividido em cinco parcelas de oitenta reais, para os agricultores familiares enquadrados no PRONAF, com renda mensal de até dois salários mínimos e que não foram beneficiados com o PROAGRO MAIS.
    A Federação salienta que aguarda a publicação das resoluções com as medidas anunciadas para encaminhar orientações sobre operacionalização dos mesmos.
    Outrossim, comunicamos que o Presidente Elton continua em Brasília discutindo dúvidas de interpretação das resoluções por parte dos agentes financeiros sobre a renegociação das dívidas e crédito fundiário. Está confirmada para o dia 05.07 uma nova reunião que tratará sobre a recomposição de dívidas no que se refere aos três anos de carência.
    Sabemos que as medidas anunciadas no dia de ontem não atendem plenamente as reivindicações dos agricultores gaúchos, mas consideramos como um importante avanço para a permanência das agricultores no campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário