terça-feira, 20 de maio de 2014

20º GRITO DA TERRA BRASIL



ACONTECEU NESTE DIA 20 DE MAIO DE 2014 O 20º GRITO DA TERRA BRASIL, MOBILIZAÇÃO REALIZADA EM PRATICAMENTE TODOS OS ESTADOS BRASILEIROS E NO DISTRITO FEDERAL, ONDE SE CONCENTRAM AS PRINCIPAIS PAUTAS DO GRITO DA TERRA BRASIL.
 
Comissão Nacional de Negociação faz um balanço das negociações com o MDA»
 
 
20/05/2014 16h54 - Atualizado em 20/05/2014 17h48

Grito da Terra reúne cerca de 3 mil agricultores em Porto Alegre

Evento traz reivindicações de trabalhadores rurais e pressiona governo.
Grupo caminhou até o Palácio Piratini e foi recebido por Tarso Genro.

Do G1 RS
Protesto foi realizado na região central de Porto Alegre (Foto: Alexandre Scheifler/Divulgação)Protesto foi realizado na região central de Porto Alegre (Foto: Alexandre Scheifler/Divulgação)
Aproximadamente 3 mil agricultores se reuniram em Porto Alegre do início da manhã à tarde desta terça-feira (20), para a realização do 20º Grito da Terra Brasil, de acordo com o Centro Integrado de Comando (Ceic). Os manifestantes ocuparam o pátio do Ministério do Desenvolvimento Agrário, na região central da cidade, e depois marcharam até o Palácio Piratini. Eles pediram soluções para a demarcação das terras indígenas, educação no meio rural e distribuição de protetor solar pelo governo.
A Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS) contabilizou aproximadamente 5 mil manifestantes na frente do Ministério e durante a marcha. A entidade afirma que cerca de 50 ônibus saíram de todas as regiões para ir à capital gaúcha. Aproximadamente 352 sindicatos voltados ao tema foram mobilizados.
Grupo é recebido por Tarso
Por volta das 12h, o grupo se deslocou até o Palácio Piratini solicitando audiência com o governadorTarso Genro, que os recebeu cerca de duas horas depois. Tarso prometeu que seus secretários ficariam disponíveis para responder as demandas dos trabalhadores. Segundo informações da Fetag, o governador foi aplaudido após prometer que o estado disponibilizará protetor solar, conforme a demanda, a partir do próximo dia 10 de junho.
"O produtor rural trabalha na lavoura e é muito prejudicado pelo sol, então entendemos que a prevenção ao câncer de pele e outras doenças nessa população deveriam ser alvos de uma política pública específica", disse o assessor da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), José Lourenço Cadoná. Ele também afirmou que a população rural não aceita mais as promessas não cumpridas do governo federal, principalmente no que diz respeito às demarcações de terras.
A organização nacional da marcha informa que os atos também são realizados em Brasília e nos outros estados onde há pautas semelhantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário