terça-feira, 20 de maio de 2014

20º GRITO DA TERRA BRASIL



ACONTECEU NESTE DIA 20 DE MAIO DE 2014 O 20º GRITO DA TERRA BRASIL, MOBILIZAÇÃO REALIZADA EM PRATICAMENTE TODOS OS ESTADOS BRASILEIROS E NO DISTRITO FEDERAL, ONDE SE CONCENTRAM AS PRINCIPAIS PAUTAS DO GRITO DA TERRA BRASIL.
 
Comissão Nacional de Negociação faz um balanço das negociações com o MDA»
 
 
20/05/2014 16h54 - Atualizado em 20/05/2014 17h48

Grito da Terra reúne cerca de 3 mil agricultores em Porto Alegre

Evento traz reivindicações de trabalhadores rurais e pressiona governo.
Grupo caminhou até o Palácio Piratini e foi recebido por Tarso Genro.

Do G1 RS
Protesto foi realizado na região central de Porto Alegre (Foto: Alexandre Scheifler/Divulgação)Protesto foi realizado na região central de Porto Alegre (Foto: Alexandre Scheifler/Divulgação)
Aproximadamente 3 mil agricultores se reuniram em Porto Alegre do início da manhã à tarde desta terça-feira (20), para a realização do 20º Grito da Terra Brasil, de acordo com o Centro Integrado de Comando (Ceic). Os manifestantes ocuparam o pátio do Ministério do Desenvolvimento Agrário, na região central da cidade, e depois marcharam até o Palácio Piratini. Eles pediram soluções para a demarcação das terras indígenas, educação no meio rural e distribuição de protetor solar pelo governo.
A Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS) contabilizou aproximadamente 5 mil manifestantes na frente do Ministério e durante a marcha. A entidade afirma que cerca de 50 ônibus saíram de todas as regiões para ir à capital gaúcha. Aproximadamente 352 sindicatos voltados ao tema foram mobilizados.
Grupo é recebido por Tarso
Por volta das 12h, o grupo se deslocou até o Palácio Piratini solicitando audiência com o governadorTarso Genro, que os recebeu cerca de duas horas depois. Tarso prometeu que seus secretários ficariam disponíveis para responder as demandas dos trabalhadores. Segundo informações da Fetag, o governador foi aplaudido após prometer que o estado disponibilizará protetor solar, conforme a demanda, a partir do próximo dia 10 de junho.
"O produtor rural trabalha na lavoura e é muito prejudicado pelo sol, então entendemos que a prevenção ao câncer de pele e outras doenças nessa população deveriam ser alvos de uma política pública específica", disse o assessor da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), José Lourenço Cadoná. Ele também afirmou que a população rural não aceita mais as promessas não cumpridas do governo federal, principalmente no que diz respeito às demarcações de terras.
A organização nacional da marcha informa que os atos também são realizados em Brasília e nos outros estados onde há pautas semelhantes.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS ASSINA CONTRATO DE HABITAÇÃO COM O BANCO DO BRASIL

O SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE CANDELARIA, atraves da COOHF - Cooperativa Habitacional da Agricultura Familiar, assinou na ultima quinta-feira dia 15 de maio de 2014 os primeiros contratos do PNHR em convenio com o Banco do Brasil.
O Programa de habitação rural deste seu inicio ja beneficiou aproximadamente 600 familias de agricultores(as) familiares de Candelaria atraves do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Candelaria e da Coohaf, hoje dá um passo importante no momento que firma efetivamente a parceria com o Banco do Brasil, assinando os primeiros 12 contratos do PNHR atraves deste convenio.
A entrada do Banco do Brasil no programa, vem suprir uma lacuna que havia ao ter apenas uma instituição financeira que operava o programa e que não dava conta da demanda que cresceu muito nos ultimos anos. "Este momento é importante não só para nós da Coohaf e do sindicato de Candelaria, mas tambem para o Banco do Brasil e principalmente aos agricultores que podem acessar esta politica publica atraves do Banco do Brasil, disse Juarez em seu prnunciamento"!
 
Gerente da agencia local do Banco do Brasil, Sra. Catarina, falou os beneficiarios.

Cleo Hitz, gerente de contas da agencia local do Banco do Brasil.

Dionatam Tavares representou o prefeito municipal e saudou a todos reafirmando o compromisso e a parceria entre a prefeitura e o sindicato e Coohaf para realização do serviço de maquinas.


Beneficiarios assinando os primeiros contratos do  PNHR em convenio com o Banco do Brasil.
Dilson L. Dittberner passou as informações à todos os beneficiarios sobre as normas e exigencias do programa e que devem ser seguidas e cumprido por todos.

 
Juarez Candido, presidente da COOHAF e tambem do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Candelaria falou a todos da importancia deste momento, onde possibilita o acesso ao PNHR atraves do Banco do Brasil.

domingo, 4 de maio de 2014

SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS FAZ LANÇAMENTO DAS COMEMORAÇÕES ALUSIVAS AOS 50 ANOS.

O SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE CANDELARIA deu inicio no ultimo sabado dia 03 de maio de 2014 dentro da 7ª EXPOCANDE, o lançamento das comemorações visando os 50 anos do sindicato que acontecerá em 24 de janeiro de 2015.
O lançamento ocorreu dentro da 7 ª EXPOCANDE, feira comercial, industrial e comercial de Candelaria e reuniu diretoria, lideranças, autoridades, imprenssa, convidados e publico geral, no sentido de mostrar a importancia, a luta e a perseverança dos primeiros agricultores pioneiros e corajosos que em tempos distantes e muito mais dificil do que hoje, quando o Brasil vivia sob regime militar, porem perseveraram e lutaram para que esta entidade de classe hoje pudesse star alcançando seu cinquentenario.
Josiane falando em nome da FETAG/RS   (Fotos Dilson L. Dittberner)
  
Deputado Heitor Schuch falando em nome da Assembleia Legislativa.(Fotos Dilson L. Dittberner)
Prefeito Paulo Butzge em seu pronunciamento. (Fotos Dilson L. Dittberner)
Presidente do sindicato Juarez da Rosa Candido em sua fala durante o lançamento dos 50 anos do sindicato.(Fotos Dilson L. Dittberner)
Parceiros e entidades do municipio com a camisa comemorativa aos 50 anos do Sindicato.(Fotos Dilson L. Dittberner)
 
 
 
Lideranças presentes no evento.(Fotos Dilson L. Dittberner)



Conselho de lidernaça e diretoria do sindicato entre convidados.

Publico presente no lançamento dos 50 anos do Sindicato.