quarta-feira, 8 de junho de 2011

STR's se preparam pra Congresso da FETAG





A Fetag realizou no dia 30 de maio o lançamento oficial do 10° Congresso Estadual dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais. Tendo por lema Rumo aos 50 anos, avaliando o presente e planejando o futuro, o evento ocorrerá durante os dias 8, 9 e 10 de novembro em Porto Alegre.

Antes do lançamento foi realizada uma Oficina de Preparação ao Congresso, que teve a participação de diretores, coordenadores e assessores regionais da Federação. Representantes de diversas entidades estiveram presentes, entre as quais o Senar, a Ocergs, a Afubra, o Sicredi e a Emater.

O presidente da Fetag, Elton Weber, disse que o congresso é realizado a cada quatro anos e as demandas serão discutidas e apresentadas nos meses de junho e julho nas reuniões plenárias nos municípios e logo após nas plenárias regionais. Dos encontros sairá o material para a elaboração do texto-base, que vai ser discutido e debatido no congresso para aprovação dos temas e das ações prioritárias do movimento sindical para os próximos anos”, explica.

Weber lembra que a própria criação da Fetag e dos sindicatos se deu por deliberação de um congresso. Ele cita, ainda, todas as questões ligadas à Previdência Social, o reconhecimento da profissão de agricultor e agricultora, a aposentadoria, o Pronaf, o crédito fundiário, a habitação rural, enfim, as grandes demandas foram levantadas em eventos desta magnitude. “Várias reivindicações acabaram contempladas mais tarde, através de conquistas, regras, leis ou programas hoje existentes. Nós já conseguimos avançar em inúmeros temas, que podem servir de exemplo para buscar aquilo que ainda não temos hoje, como a questão ambiental, a renda, a sucessão rural, a qualidade de vida e preços de acordo com os custos de produção. Não tenho dúvidas de que serão assuntos que surgirão nas plenárias, pois já fazem parte de nosso dia-a-dia”, completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário