domingo, 28 de abril de 2013

NOVA DIRETORIA DA CONTAG TOMOU POSSE NA ULTIMA SEXTA-FEIRA DIA 26 DE ABRIL

A nova diretoria da CONTAG, eleita para a gestão 2013-2017, foi empossada na noite de 26 de abril, em solenidade realizada na sede da Confederação, em Brasília. Todos reafirmaram o compromisso de continuar a luta por mais conquistas e por melhores condições de vida e trabalho para os trabalhadores e as trabalhadoras rurais de todo o país.

Logo no início da cerimônia, a diretoria que encerra o mandato foi homenageada pelo trabalho desenvolvido nos últimos quatro anos. Eles receberam uma mandala de presente, que é um símbolo universal, que representa equilíbrio e é uma arte do fazer coletivo.

Em seguida, houve a composição do palco com os 38 membros da nova diretoria para a gestão 2013-2017. E o secretário regional da UITA, Gerardo Iglesias, declarou empossada a diretoria da CONTAG. Depois desse momento, os novos diretores e diretoras leram juntos o termo de compromisso. Todos(as) se comprometeram a desempenhar o cargo defendendo entidades sindicais éticas, democráticas, autônomas, participativas, classistas e de luta, dentre outras práticas e princípios importantes que visam fortalecer o MSTTR e valorizar os trabalhadores e as trabalhadoras rurais de todo o país. “Nos comprometemos com as lutas da categoria trabalhadora rural e com a construção de um país justo, democrático e solidário”, disseram os novos(as) diretores(as) em um dos momentos do termo de compromisso.
Foto: Cesar Ramos
 
Por fim, Alberto Broch, presidente reeleito da CONTAG, fez um resgate da trajetória da CONTAG nesses 50 anos. “A nossa Confederação sempre foi protagonista na luta por melhores condições de vida e trabalho dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de todo o país. Temos que zelar para que a entidade complete 100 anos com mais luta e compromisso com a categoria.” O dirigente lembrou de avanços importantes ao longo desse tempo, como a democracia interna ao eleger as diretorias da CONTAG e das FETAGs, a aprovação da paridade de gênero e a implementação das regionais da CONTAG. “Temos a consciência de que precisamos fazer muito mais. Com o movimento fortalecido enfrentaremos grandes desafios. O caminho que nos espera é muito árduo e duro. Para contrapor a esse modelo perverso, construímos o nosso PADRSS, que nos dá a direção para a construção de políticas públicas para que os nossos trabalhadores possam produzir, comercializar e viver com dignidade no campo.”


Foto: Cesar Ramos


PROGRAMA TROCA-TROCA DE SEMENTE DE MILHO TERÁ VARIEDADES TRANSGENICAS NA SAFRA 2013/2014

O Movimento Sindical dos Trabalhadores Rurais comemora a decisão do Conselho Administrativo do Feaper que, através de votação, aprovou a inclusão de sementes transgênicas no Programa Troca Troca de Milho para a safra 2013/2014. O pleito constava da pauta de reivindicações do Grito da Terra Brasil, entregue na segunda-feira (22) pela Fetag/RS ao governador Tarso Genro. “É uma medida acertada e uma questão de sobrevivência do programa, uma vez que os agricultores querem plantar a semente geneticamente modificada em função das vantagens em termos de produtividade e retorno financeiro”. “Assim como a soja, o milho transgênico já é uma realidade na agricultura brasileira e os produtores devem ter a liberdade de escolha pelo uso ou não da tecnologia ”.

O Troca Troca atende hoje 200 mil agricultores familiares no Rio Grande do Sul, que recebem até três sacas de 20 quilos, com subsídio de 28% bancados pelo Estado. Integram o Conselho do Feaper: Fetag, farsul, Famurs, Fecoagro, Ocergs, Coceargs, Fetraf, MPA, Ceasa, Emater, Secretaria de Planejamento, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Secretaria da Agricultura, Secretaria da Fazenda, Banrisul e Badesul.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

PAGAMENTO DA SEMENTE DE MILHO DO PROGRAMA TROCA-TROCA ENCERRA DIA 30 DE ABRIL

O SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS ESTA RECEBENDO O PAGAMENTO DE SEMENTE DE MILHO DO PROGRAMA TROCA-TROCA DE SEMENTES DO GOVERNO DO ESTADO.
O PRAZO PARA PAGAMENTO DA SEMENTE DE MILHO DO PROGRAMA TROCA-TROCA VAI ATE 30 DE ABRIL DO CORRENTE ANO.
O VALOR A SER PAGO É DE R$: 70,00 REAIS ATE O VENCIMENTO

PROGRAMA DE HABITAÇÃO DO MINHA CASA MINHA VIDA PASSA A TER CONTROLE DE QUALIDADE

A CAIXA ECONOMICA FEDERAL E CAMARA BRASILEIRA DA INDUSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL FIRMAM PARCERIA.
 
Objetivo é aprimorar o relacionamento entre as empresas da construção e os clientes dos empreendimentos do Programa Minha Casa Minha Vida
 
A Caixa Econômica Federal e a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) firmaram acordo de cooperação nesta quarta-feira (10), em Brasília. O objetivo é aprimorar o relacionamento entre as empresas da construção e os clientes dos empreendimentos do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV). Além disso, a parceria vai permitir aos moradores o acesso a informações qualificadas, que promovam a ocupação adequada e o bom uso dos imóveis, assegurando maior vida útil das moradias. A assinatura faz parte das ações da estratégia “CAIXA de Olho na Qualidade do Programa Minha Casa Minha Vida”.
 
DE OLHO NA QUALIDADE:
 
A CAIXA anunciou em março o lançamento da estratégia “CAIXA de Olho na Qualidade", com foco em unidades produzidas no Minha Casa Minha Vida, que traz medidas para ampliar o atendimento aos beneficiários do Programa e acompanhar a qualidade das moradias pós ocupação. A iniciativa inclui, por exemplo, a criação de um canal exclusivo de comunicação com os clientes do Programa, por meio do telefone 0800-721-6268, onde os beneficiários podem tirar dúvidas, fazer reclamações, elogios ou sugestões para melhoria dos imóveis.
 
O beneficiário também conta com um canal exclusivo na internet. A CAIXA lançou o hotsite do Minha Casa Minha Vida, disponível no endereço eletrônico http://mcmv.caixa.gov.br. O site traz informações atualizadas, notícias, artigos, serviços ao cidadão e matérias diárias sobre o Programa. A página contém, ainda, boletins de rádio, acervo de fotos, vídeos, infográficos e depoimentos dos beneficiários.